Dayze Nascimento

Profissional da dança e do teatro. Atriz,(DRT- 8.055, RJ), com formação em dança, pela Escola Angel Vianna Mestre em Artes Cênicas, UniRio, projeto nota 10, FAPERJ – Pedagogia Teatral Afro-brasileira, teatro/educação. Graduação na Universidade Degli Studi di Roma – “La Sapienza di Roma”, curso (Teatro – Art Performance). Autora de livros e branos musicais para infância, criou a Escolinha de Arte Fundo de  Quintal na cidade de Manaus- Am. Em 1988 em RJ, a produtora Dayse A.N. Azevedo Produções Artísticas. Nome fantasia: Expressart Produções Artísticas. 

Transfere-se para a cidade de Roma/Itália com uma bolsa de estudos, concedida pelo Ministério Exterior Italiano, Instituto italiano de Cultural, RJ., para cursar, no Centro Teatro Ateneo – Departamento de Audiovisual -Universidade La Sapienza di Roma, o Projeto – O “Teatro no Vídeo” administrado pelo do Profº Ferruccio Marotti,

Em Roma, desenvolveu atividades (cursos) de Teatro -dança na Universidade Popular de Todas as Idades – UPTER e no CCBI – Centro Cultural Brasil Itália, antigo CEB – Centro Estudos Brasileiros da Embaixada do Brasil. Através da EspressartBrasile (assim conhecida na cidade romana), criou, elaborou e desenvolveu, laboratórios performativos em escolas públicas de Roma, Itália, com professoras(es) e alunos(as), entre 2007 e 1991 .

De volta ao Rio de Janeiro em 2009, ingressou no mestrado da UniRio, concluindo em 2011.

Em 2012, criou o programa – EspressartBrasile: Rede Mediação Cultural Escola Comunidade RMCEC, a partir da pesquisa em Quilombo Campinho da Independência, Paraty, RJ. Administra palestra e oficinas em Colégio, CEMBRA, Paraty, RJ.

Em 20014 a 2016, desenvolveu o projeto de Pedagogia Teatral de Educação Intercultural Afro-brasileiro, contemplado pelo edital – Mais Cultura nas Escolas.

Entre  2019 e 2018, Administrou curso com jovens do ensino médio e com idosos, Expressão Corporal e Dramatização na Instituição SESC/RJ.

  • Os programas da EspressartBrasile: Rede Mediação Cultural Escola Comunidade (RMCEC), foram  reconhecidos pelo Governo Federal como Ponto de Cultura.

Em 2021/20 o projeto de audiolivro ilustrado, “Brincando com o Samba”, acompanhado de  vídeo aula/oficina – ganhou o Prêmio “Arte & Escola”, Lei Aldir Blanc, Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura, Rj.

Em 2022/21 projeto “Ritmar, Musicar… Vamos Brincar?”, uma adaptação da historia, do livro – “Brincando com o Samba” – foi selecionado para a programação, SESC RJ, pelo Edital Pulsar.

Em 2023/22 ganha o Premio SESI, FIRJAN de Cultura