Profissional da dança e do teatro ( DRT- 8.055, RJ). Mestre em Artes Cênicas, UNiRio, projeto “Pedagogia Teatral Afro Brasileira”, bolsa Nota 10 FAPERJ. Graduação em Universidade Degli Studi di Roma – “La Sapienza di Roma”, curso (Teatro – Art Performance).
Autora de livros para infância, cria a Escolinha de Arte Fundo de Quintal na cidade de Manaus-Am. Em 1988 a Expressart Produções Artísticas, na cidade do Rio de Janeiro. Através da EspressartBrasile (assim conhecida na cidade romana), cria, elabora e desenvolve percursos de laboratório performativo literário,voltados à formação sob programa “Livro Vivo Itinerante”, em escolas públicas de Roma,Itália e no Rio de Janeiro.
2022/21 projeto “Ritmar, Musicar… Vamos Brincar? “, percurso performativo literário, selecionado para programação SESC / RJ. É Credenciada pela FUNARTE.
Em 2021/20 ganha o Prêmio Arte e Escola Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro, Lei Aldir Branc com a obra literária para infância, “Brincando com o Samba”.
ATIVIDADES ARTÍSTICO – CULTURAIS, Ano 2021/2020
Percurso Performativo Literário de Educação Intercultural inter- transdisciplinar para a infância.




Expressão Corporal e Dramatização
Curso de Artes Cênicas em SESC (RJ) . Ano 2019/2018
Atividade que propõe trabalhar a dramaturgia como ferramenta para o desenvolvimento cultural do idoso, estimulando a leitura, a pesquisa, a memorização, a concentração e o movimento do corpo.


Esse Corpo que Nasce
Performance teatral baseada no livro “A Estética do Oprimido” de Augusto Boal.
“Esse corpo que Nasce” Seis artistas refletem sobre a condição do ser humano. Entre jogos e cantos, a realidade carioca.
Dança ORGÂNICA 2018/ 2017
A oficina oferece efeitos terapêuticos que beneficiam a integração entre físico – mental – emocional, abrindo espaço para o encontro, à pesquisa, à liberação do stress e, por consequência, à expressão dos afetos. As atividades são realizadas através de diferentes ritmos visando criar uma sensação de acolhimento e de pertencimento entre os participantes. Com o desenvolvimento de expressões rítmicas próprias, criamos uma dança consciente, elaborada a partir da Filosofia africana Bantu – Ubuntu, das “ações físicas” do corpo performer – Afrodiaspórico e metodologia Angel Vianna (conscientização do movimento e jogos corporais).



Ano 2018 – 2017 – apresentação e leitura performativa sobre a obra de Luiz Gama, no FestFIC 2017 – II Festival Interuniversitário/ Cultura RJ – Fórum da Ciência e Cultura – UFRJ na Semana No “Balcão Poético” – na antiga, CEU – Casa do Estudante Universitário – Semana de Comemoração da Consciência Negra.




ATIVIDADES /Escola Comunidade .
2016 – 2009 O projeto “Pedagogia Teatral de Educação Intercultural” para formação de professores(as), curso magistério, foi contemplado pelo programa – “Mais Cultura nas Escolas”. Com Patrocínio do Ministério da Cultura – MINC, Ministério da educação – MEC, Secretaria Estadual de Educação – SEEDUC, Fundo Nacional para Educação – FNDE. Local: Colégio Engenheiro Mário Moura Brasil do Amaral – CEMBRA. Em parceria com a comunidade “Quilombo Campinho da Independência”. Paraty, município do Rio de Janeiro. LINK:



Pesquisa para o Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas – PPGAC, UniRio. Projeto – ” Pedagogia Teatral Afro brasileira”, contemplado com a bolsa nota 10 da FAPERJ – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Em, Escola e Comunidade Quilombo Campinho da Independência, Paraty Rio de Janeiro.



ROMA, ITÁLIA.
Processos Educativos Intercultural e Interdisciplinar
Entre os anos de 2007 – 1991 reside em Roma. Graduada em Teatro, Arte, performance, pela Universidade degli Studi di Roma ” La Sapienza “. Recebe uma bolsa /pesquisa “O Teatro no Vídeo” do Departamento de Música e Espetáculo, Faculdade de Letras e Filosofia, “Centro Teatro Ateneo”.
Atua como docente de dança no Centro de Estudos Brasileiros da Embaixada do Brasil – CEB e, na UPTER Sport – Università Popolare della Terza Età di Roma – LINK:



Educação INTERCULTURAL – ATIVIDADES DE Mediação Cultural em escolas.
Projeta, cria e realiza, junto à EspressartBrasile, programas artístico– educativo – interculturais de formação, capacitação e aperfeiçoamento, em escolas da rede pública italiana, divulgando a cultura afro- brasileira e nativa do Brasil.

Com o Patrocínio de Instituições publicas, tais como: Comunidade Europeia, Ministério da Educação Italiano, Biblioteca Municipal de Roma, Prefeitura de Roma, escolas publicas, entre outras Instituições, Embaixada do Brasil em Roma, ONGS, Associações Culturais, italianas Destaca-se a Caritas Diocese de Roma – Fórum Per L’Intercultura, sob supervisão de Lídia Pitau.
VER: PROGRAMA LIVRO VIVO ITINERANTE VER: Formação professores(as)







Autora, ilustradora de livros, de historias, para a infância. Livros com percursos de laboratórios aplicados em escolas. Programa Livro Vivo Itinerante.
Giocando con Il Samba. Livro bilingue – Português e italiano. Editora Sinnos. Il Canta Storia Tropicale. Mama Chica và in città.


RIO DE JANEIRO, BRASIL
1998 – 1995 Projeta, cria e realiza programas, atividades artísticas – educativas – interculturais com o Patrocínio da : Prefeitura da Cidade do Rio – Secretaria Municipal de Educação,SME, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, SMDS, Fundação Cultural Palmares – Ministério da Cultura, MINC – Museu Paço Imperial, Museu Histórico Nacional, Instituto de Pesquisa Cultura Negra, IPCN, entre outras….
Link: Formação professoras Link: Formação alunos


ATUAÇÃO como ATRIZ – Performer
CRT – Registro profissional: 8.055- Sócio efetivo –matricula 009119-9 RJ, Sindicato dos Artistas e Técnicos do Espetáculo de Diversões do Rio de Janeiro. 8.055- Sócio n° 1.104 – Sindicato dos Profissionais da Dança do Estado do Rio de Janeiro.



2015 atua como atriz na série Santo Forte – personagem- apontadora – Cibele. Direção de Roberto D’Avila, roteiro de Marc Bechar. Primeira série Nacional do canal de TV AXN. 1986 – novela “Sinhá Moça” rede TV Globo. Personagem Nena do Quilombo, madrinha de casamento da sinhazinha ( Lucelia Santos).
Realiza performance de Teatro- Dança em parceria com NEC – Núcleo Experimental de Cultura da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, em eventos Universitários: S.O.S Educação – UERJ, Amazônia – IFCS – URFJ, Circo Voador, entre outros, com os solos: “Delírio” e “Triburbana”, VER: Youtube.




1983 Atua em espetáculos, infantis, teatro de bonecos na companhia de Gilvan Javarinni. 1980, curta “ Guaraná Olho de Gente” Aurélio Michiles. 1979 participa do série “Plantão de Polícia” – TV Globo. 1978 inicia a carreira como atriz, companhia “ Teatro Experimental do SESC, Manaus AM, direção Marcio Sousa.




Obrigada pelo carinho!