Quem somos?

Desde 1991 EspressartBrasile, assim conhecida na cidade romana, dedica suas atividades aos processos educativos, performativos, artístico- culturais, criados e desenvolvidos por Dayze Nascimento em escolas romanas e cariocas. São atividades de Mediação e de Educação Intercultural (inter-transdisciplinar), destinadas aos/às alunas/os da primeira infância, ensino fundamental ( I e II) e ensino médio. À formação de professoras(es) do magistério, da licenciatura (curso de extensão), aos profissionais do ensino, agentes culturais, artistas, animadores culturais, pais e familiares.

A proposta pedagógica sob percurso performativo (artístico – cultural) de Pedagogia Teatral Afro-brasileiro, está focada em duas vertentes, de estudos e de pesquisas, sobre a corporeidade do humano, são elas:

A) Corpo Memória: imagem, meio ambiente e sustentabilidade;

B) Corpo Pertencimento: socialização, território e politicas públicas.

Tais percursos prosseguem em dois programas, convergentes:

A) Livro Vivo Itinerante: Contação de historias, performance teatral, laboratório performativo literário, voltado ao publico infantil, infantojuvenil e adulto.

B) Laboratório Pedagógico Teatral de Educação Intercultural Afro-brasileiro. Formação, Capacitação, Aperfeiçoamento. Voltado ao publico adulto em formato de: workshop, oficinas, palestras, roda de conversas, entre outros…

Em 2018 o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural, reconheceu nossos programas e iniciativas, certificando-os como contribuições relevantes para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural no Brasil. Lei Cultura Viva 13.018/2014 . https://culturaviva.gov.br/agente/9725

Nossa Missão:

  • Aproximar cultura local, rural e, ou, urbana, ao Programa Político Pedagógico – PPP – desenvolvido nas escolas, em consonância com a Lei: 10.639/03 e 11.645/08 de inclusão das culturas africanas, afro-brasileira e nativa do Brasil.
  • Fortalecer o encontro e a valorização da diversidade, por meio de atividades de leitura, de escrita, de composição e criação de textos, de conscientização do corpo no (tempo–espaço- ritmo), em um ambiente harmonioso, onde a convivência se pretende sustentável, autônoma e consciente.
  • Ampliar o discurso sobre o cotidiano escolar pontuando questões relevantes, tais como: discriminação racial, violência, sustentabilidade, corpo afrodiaspórico, direitos humanos, entre outros temas sugeridos pelos professores(as).

Além dos programas acima mencionados,  oferecemos serviços tais como:

 Consultoria

 Elaboração de projetos (plano performativo de ação).

 Cursos, laboratórios, oficinas, workshop, palestras, roda de conversas.

Nossos programas e projetos está em consonância com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável – O.D.S. acordados pela ONU e, a Lei: 10:639/03, junto ao programa Politico Pedagógico desenvolvido pelas escolas.